Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado de São Paulo e Educação

Temos ouvido falar nos meios de comunicação, jornais e revistas de circulação no estado de São Paulo, sobre a educação pública e os professores.
Em uma destas reportagens, cita-se que o professor do estado de São Paulo falta demais.
Tira licenças, usando a lei a seu favor, para não dar aulas, ou seja, não trabalhar nas escolas onde são funcionários, mas trabalham sim, em sindicatos, ou como advogados particulares, citando apenas dois casos.
Pergunto-me: será que alguns casos de maus profissionais justifica o massacre emocional, financeiro e de cunho social deflagrado contra todos os profissionais da educação?

Porque é exatamente isto que vem acontecendo seguidamente nas nossas escolas, na nossa sociedade e principalmente na mídia escrita.

Lamentavelmente, o nosso excelentíssimo Sr. Governador não responde aos emails enviados a ele, nem mesmo com mensagens automáticas.

Além de nos desvalorizar, reduzindo em 20% o nosso já baixo salário, ainda vem através de reportagens, ditas compradas, culpar o professor pelo sistema de educação falho, já há muitos anos.
Essa redução salarial, pegou os professores, diretores e todos os servidores de muitas escolas, totalmente desprevenidos, retirando no primeiro dia de trabalho um adicional de local de exercício (correspondentes aos 20% acima mencionados).

Nós já havíamos comprometido nosso salário com projetos para o novo ano, contando, não com aumento, mas sim com a manutenção do mesmo!

Será que havia mesmo necessidade de redução dos salários destes funcionários públicos, que ao contrário do que se prega na mídia, não recebem altos salários pagos pelos impostos de todo cidadão, apenas por serem funcionários públicos.
Aliás, um erro muito comum, equiparar todos os funcionários públicos, como seres privilegiados, com salários e benefícios muito acima da maioria dos cidadãos brasileiros.

Na educação de base, ou seja, os funcionários públicos que trabalham em escolas, assim como na saúde pública, os salários não são astronômicos.
Ttanto que muitos deixam seus empregos públicos, para se lançarem na iniciativa privada, que paga salários maiores, dá mais condições de trabalho, com limpeza dos recintos escolares, materiais didáticos diferenciados, salas com uma quantidade de alunos menor do que na rede pública, valorização e reconhecimento do profissional da educação, entre outros.

Falta cobrança do trabalho do dia-a-dia do professor público, sim, falta, por isto alguns, e não todos, se beneficiam das leis, e desta falta de cobrança para não realizarem com qualidade o seu trabalho, tanto em sala, como fora dela, porque meus amigos, há muito trabalho sendo feito fora da sala de aula, com planejamentos, correções, pesquisa para melhorar a qualidade do ensino de nossos alunos.
Falta estímulo para que os alunos aprendam.
Falta base. Falta cultura, falta apoio e cobrança da família, falta que a sociedade enxergue que o futuro de uma nação não se faz sem educação.
Nossos alunos vêem frequentemente a valorização de cidadãos desonestos, pois como não achar que se pode levar a vida sem estudar, se eles vêem casos e mais casos divulgados nas várias formas de comunicação de massa: a impunidade, a corrupção, a desonestidade de quem deveria preservar e governar, ajudar a manter a lei e a ordem no nosso estado e país, sendo corriqueira e banal?
Como dizer a um aluno de escola estadual que ele tem a mesma chance de um aluno de rede particular de se formar e entrar numa faculdade federal, ou estadual, com igualdade de condiçõe, e conseguir se manter até o final do curso? Quem banca suas despesas, com alimentação, moradia, livros?

Como mentir se somos educadores responsáveis?
Como nos omitir, fingindo que esta tudo bem, que a recuperação de quarenta dias vai tirar a defasagem de oito anos de estudo?

Não temos como.

Comentários

Cara amiga.
A culpa pelos maus funcionários é do próprio governo, de todas as esferas, que massacra a todos o tempo todo, sempre apresentando surpresas, como a que você fala de reduzir gratificações. Alguns não tem estrutura para aguentar e continuar trabalhando e começam a utilizar o que a lei faculta para faltar ao trabalho e outros utilizam padrinhos políticos para não fazer nada. A grande maioria trabalha muito e mantém o serviço público funcionando.
Grande abraço e bom feriadão.

Postagens mais visitadas deste blog

BONECO ECOLOGICO

PARA montar um boneco ecológico voce vai precisar: de uma meia fina, com pé terra alpiste papel para fazer os olhos, narizinho e boca, ou olhos de plástico comprados na papelaria uma garrafa pet Corte a garrafa pet para fazer o suporte Pegue a meia fina e corte mais ou  menos 15 cm Coloque alpiste no fundo da meia, mais ou menos uma tampinha de garrafa pet Encha com a terra. Amarre e corte a meia Cole os olhos e faça a carinha do boneco  a gosto Molhe  o fundo da meia Vire e coloque na garrafa pet cortada Regue sempre que estiver seco, dia sim dia não, normalmente Espere o alpiste "cabelinhho " crescer e pronto!!! É uma ótima atividade para fazer com as crianças na escola ou em casa, e acompanhar a germinação das sementes de forma criativa e lúdica, saindo um pouco do feijão no algodão.

Esfinje triste - mariposa tropical

ENYO LUGUBRIS (LINNAEUS, 1771) Nome(s) comum(s):  Esfinge triste A família Sphingidae é composta principalmente por espécies de hábito noturno, bem como por um grupo menor de espécies com hábito crepuscular ou diurno. São polinizadores! Adulto descrição: Este é um pequeno esfingídeo, com asas anteriores de 25-29mm de comprimento (1).  Esta espécie é sexualmente dimórfica.  Ambos os sexos são de cor marrom chocolate, mas as fêmeas têm pontas de asas pretas que se estendem até a mancha discal.  Há uma linha, geralmente de cor marrom, que atravessa as asas anteriores logo acima da mancha discal.  Esta é a melhor maneira de separar esta espécie do  ocypete semelhante Enyo  encontrado apenas na Flórida.  Nos machos, a mancha discal pode ser bem pequena e fraca.  Nas mulheres, geralmente é muito mais pronunciado.  Os machos têm 3 lóbulos pontiagudos na parte inferior do abdômen. Encontra-se desde Argentina e Paraguai até Uruguai , Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Colômbia ,

Programa GLOBE NASA E AEB

O GLOBE é um programa internacional de educação científica e ambiental desenvolvido pela Nasa. Iniciou suas atividades no Dia da Terra, em 1995. Estudantes, professores, cientistas e cidadãos em todo o mundo participam na coleta de dados, estudos científicos e contribuem para compreensão do meio ambiente. Utiliza protocolos desenvolvidos pela Nasa para coleta de dados. Em nossa escola EMEF PROFª ANA BERLING MACEDO, em São José dos Campos, duas salas participam do programa: 7A e 9A. BENEFÍCIOS DO PROGRAMA GLOBE: Promove a interação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos de todo o mundo para estudos científicos sobre o meio ambiente; Desperta vocações em STEM; Integra disciplinas curriculares da Escola; Capacita professores