Pular para o conteúdo principal

Recomeçar, mudando

Desde maio, ao passar em um concurso público municipal, mudei de "rede" como se diz por aqui:
De Estadual para Municipal.
Mas as mudanças para mim foram muito além desta, da rede em que ensino, em que trabalho, leciono, como queiram...
Estou dando aulas para uma nova faixa etária. Dos meus alunos de 15, 16, 17 em média, estou agora com os de 6, 7, 8 9, 10 anos de idade.
No começo fiquei receosa de deixar uma coisa "certa" - 10 anos como  professora da rede estadual, tambem concursada, para um novo emprego, na rede municipal, como iniciante.


De todas as coisas que mudaram e que me aconteceram de  maio para cá, uma das melhores foi eu estar mais calma, com mais paciência no dia-a-dia, desfrutando do meu trabalho como se nao fosse um trabalho, mas um momento de bem estar e alegria, que com as crianças eu reparto.
É tudo bem diferente, eu sempre amei meus alunos adolescentes e ainda os amo de verdade, mas sinto que agora com esta nova proposta, de ensinar Ciências e Tecnologia em oficinas para os alunos que permanecem na escola em tempo integral um dia sim, um dia nao, está  sendo muito empolgante!
Os alunos tem participado das atividades, e agora que estão retornando do recesso, tem vontade de ver suas experiências passadas, catar bichinhos para colocar no terrário, refletir sobre o que deu certo ou errado no terrário deles e recomeçar!



Comentários

M. disse…
Que projecto lindo, Flor!!! Eu nunca tive isso na escola, mas costumava tratar das plantas e cultivar algumas ensinada pelo meu pai ;) Agora, só mesmo na varanda e, mesmo assim, sem grande tempo!
Bjsss,
Madalena

Postagens mais visitadas deste blog

BONECO ECOLOGICO

PARA montar um boneco ecológico voce vai precisar: de uma meia fina, com pé terra alpiste papel para fazer os olhos, narizinho e boca, ou olhos de plástico comprados na papelaria uma garrafa pet Corte a garrafa pet para fazer o suporte Pegue a meia fina e corte mais ou  menos 15 cm Coloque alpiste no fundo da meia, mais ou menos uma tampinha de garrafa pet Encha com a terra. Amarre e corte a meia Cole os olhos e faça a carinha do boneco  a gosto Molhe  o fundo da meia Vire e coloque na garrafa pet cortada Regue sempre que estiver seco, dia sim dia não, normalmente Espere o alpiste "cabelinhho " crescer e pronto!!! É uma ótima atividade para fazer com as crianças na escola ou em casa, e acompanhar a germinação das sementes de forma criativa e lúdica, saindo um pouco do feijão no algodão.

Esfinje triste - mariposa tropical

ENYO LUGUBRIS (LINNAEUS, 1771) Nome(s) comum(s):  Esfinge triste A família Sphingidae é composta principalmente por espécies de hábito noturno, bem como por um grupo menor de espécies com hábito crepuscular ou diurno. São polinizadores! Adulto descrição: Este é um pequeno esfingídeo, com asas anteriores de 25-29mm de comprimento (1).  Esta espécie é sexualmente dimórfica.  Ambos os sexos são de cor marrom chocolate, mas as fêmeas têm pontas de asas pretas que se estendem até a mancha discal.  Há uma linha, geralmente de cor marrom, que atravessa as asas anteriores logo acima da mancha discal.  Esta é a melhor maneira de separar esta espécie do  ocypete semelhante Enyo  encontrado apenas na Flórida.  Nos machos, a mancha discal pode ser bem pequena e fraca.  Nas mulheres, geralmente é muito mais pronunciado.  Os machos têm 3 lóbulos pontiagudos na parte inferior do abdômen. Encontra-se desde Argentina e Paraguai até Uruguai , Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Colômbia ,

Programa GLOBE NASA E AEB

O GLOBE é um programa internacional de educação científica e ambiental desenvolvido pela Nasa. Iniciou suas atividades no Dia da Terra, em 1995. Estudantes, professores, cientistas e cidadãos em todo o mundo participam na coleta de dados, estudos científicos e contribuem para compreensão do meio ambiente. Utiliza protocolos desenvolvidos pela Nasa para coleta de dados. Em nossa escola EMEF PROFª ANA BERLING MACEDO, em São José dos Campos, duas salas participam do programa: 7A e 9A. BENEFÍCIOS DO PROGRAMA GLOBE: Promove a interação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos de todo o mundo para estudos científicos sobre o meio ambiente; Desperta vocações em STEM; Integra disciplinas curriculares da Escola; Capacita professores